Páginas

4 de novembro de 2010

APROVADO PROJETO PROIBINDO A REALIZAÇÃO DE CONCURSOS E VESTIBULARES AOS SÁBADOS

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (3), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº. 489/07, de autoria do deputado Artagão Junior (PMDB), proibindo a realização de provas vestibulares ou concursos públicos aos sábados.

Segundo justificativa da matéria, a Constituição Federal consagra como direito a todo cidadão brasileiro a liberdade religiosa, garantindo o livre exercício de crença e religião. O autor também justifica a apresentação do projeto observando que vários estados brasileiros já editaram leis de amparo às pessoas que guardam o sábado por motivos religiosos.

“O objetivo da criação da lei é o de proteger e garantir o livre exercício de todas as religiões, conforme preconiza a constituição, a exemplo do que acontece em diversos estados brasileiros que aprovaram matéria semelhante”, explica Junior.

Na defesa da matéria, o parlamentar cita também a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) que preconiza em seu artigo primeiro: “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Para ser aprovado em definitivo na ALEP, o projeto precisa ser votado em terceira discussão e em redação final. Após esse trâmite, a matéria será enviada para o governador Orlando Pessuti (PMDB) para sanção ou veto.


Fonte: Assessoria de Imprensa ALEP / 41 3350-4188 - 4049 / divulgacao@alep.pr.gov.br

Autor: Cleuza Carvalho

Boa iniciativa vinda da Assembléia Legislativa do Paraná. Gostaria de ver em todos os estados da federação. Parabéns Paraná!

Um comentário:

  1. Prontoooooooooo!!!Viu Ma, agora td resolvido, já não tem mais desculpas pra vc deixar de tomar seu banho de sábado.
    Td resolvido!!
    Bjs=D

    ResponderExcluir

coment